Processo de construção
A construção da identidade é um processo contínuo durante a vida dos seres humanos.É uma construção do conceito de si, que permite que nos reconheçamos como seres únicos, que sejam reconhecidos socialmente, e reconhecer os restantes indivíduos.
- A identidade vai sendo construída ao longo do tempo e é no processo de socialização, que o indivíduo começa a construir a sua identidade, iniciando-se mesmo antes do nascimento.
- Apesar do recém nascido não ter consciência da sua identidade, o seu corpo vai ser a base do sentimento de identidade.
Construção do eu-psicológico
A relação mãe-bebe é uma importante relação na construção do eu psicológico. Nesta relação afetiva, há uma comunicação íntima entre o corpo da mãe e do bebé
O psicanalista René Spitz considerou que as relações precoces eram fundamentais na construção dos sentimento de identidade.Neste processo refere três organizadores:
- o sorriso: ocorre entre as seis e as doze semanas e é um comportamento que surge como resposta aos estímulos ambientais,designadamente ao rosto humano visto de frente.O sorriso social surge aos seis meses, idade em que o bebé só sorri para as pessoas conhecidas com que interage com maior frequência
- a angústia do oitavo mês: ao oitavo mês, a ausência da mãe e a presença de pessoas estranhas é geradora de angústia, que se manifesta,geralmente no choro: o bebé ao distinguir a mãe confere-lhe uma identidade.
- o "não": Por volta dos dois anos, a criança, opõe-se aos outros através do "não", que é uma forma de se afirmar como autónomo.



"Eu visual+Eu interiormente"
- A construção da imagem de si numa criança dá-se por volta dos dois anos de idade, em que a criança aprende a reconhecer-se num espelho, relacionando-se progressivamente com os seus sentimentos
- Passa a utilizar o "eu" no seu discurso e ganha a sua identidade sexual (reconhecer-se como rapaz ou rapariga).
À medida que as crianças crescem, as interações sociais alargam-se, o que amplia o processo de identificação e este processo aprofunda-se mais ainda com a entrada para a escola
"aquisição e incorporação de um mundo"
Toma consciência das diferenças, adapta os seu comportamentos aos diferentes papéis que tem de desempenhar na família,na escola,no grupo de pares , o que leva a reconhecer identidades múltiplas: filho, amigo, colega, aluno,etc.
